aguas/wp-content/themes/caxambubles

História da Fonte

História e origem do nome da Fonte Venâncio

Venâncio Figueiredo foi o técnico admirável das Captações. Sem nunca freqüentar uma academia teve porem o dom natural da intuição e a clarividência da assimilação da boa técnica. Dizem os nossos antepassados que o Dr. Policarpo Viotti para ele os tratados franceses e alemães sobre a engenharia das águas e logo Venâncio executava o serviço com a perfeição de um mestre.

Esse dom que lhe deu grande renome pela habilidade e critério com que se empregava ao serviço da captação das fontes hidrominerais, o tornou famoso tanto assim que levado para Lambary lá também captou as fontes daquela Estância merecendo por isso uma homenagem de todo o povo que lhe ofertou por ocasião de seu regresso, uma magnífica e expressiva placa de ouro.

Venâncio durante toda sua longa existência foi o técnico numero um de todas as Empresas das Águas de Caxambu. O seu nome dado a uma fonte não só é uma honra ao seu indiscutível mérito como também honra o seu trabalho a Caxambu como fator preponderante do nosso progresso. Fonte: Revista “Fontes da Vida “ ed. Julho de 1962


Comments are closed.