O Geiser do Parque das guas de Caxambu MG  um dos nicos do Brasil

Gêiser Floriano de Lemos

Um  gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe apenas em poucos locais na Terra. São fenômenos razoavelmente raros.

O Gêiser de Caxambu não “explode” somente pela temperatura mas também pelo efeito do gás. A fonte, ainda não captada, jorra água mineral sulfurosa em intervalos indefinidos. A pressão do gás é tão alta que a fonte “explode” pelo menos três vezes ao dia, formando uma coluna de água mineral.

Com alcance que pode atingir até 8m de altura (agora melhor distribuído para banhos através de uma construção cônica) e temperatura média de 27º C , o Gêiser de Caxambu é um fenômeno e constitui como uma das principais atrações do Parque das Águas.

Existem cerca de mil em todo o mundo e metade destes encontram-se no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. O Brasil possui um Gêiser e está em Caxambu! Uma raridade que atrai turistas do mundo todo!

Conheça o Gêiser Floriano de Lemos no Parque das Águas

Origem do nome: O nome Géiser provém de Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.

Características químicas da água: a água é multi – mineralizada contém sais dissolvidos e possui grande quantidade de gás.  Temperatura variável (média de 27º C).

Ação e efeitos da água: Seus banhos medicinais são indicados para afecções cutâneas, eczemas crônicos, dermatoses pruriginosas, neurodermite, úlceras tópicas, artropatias crônicas degenerativas, reumatismos gotoso, seqüelas reumáticas crônicas.

Deixe o seu comentário para o Parque das Águas :)