Fonte Viotti no Parque das guas de Caxambu MG

Fonte Viotti

São dois pavilhões distintos, junto ao portão de acesso a fábrica de água mineral  (Viotti Menor) e próximo à piscina de águas minerais (Viotti). O antigo pavilhão acompanhava o estilo arquitetônico das outras fontes projetadas na Bélgica.

Atualmente, existe uma construção simples, de planta retangular, constituída por uma cobertura em quatro águas de telhas cerâmicas com beiral, apoiada por uma parede cega e dois pilares laterais revestidos em pedra e vazada nas outras fachadas. O prédio desta fonte é um dos mais amplos, possui duas paredes revestidas com pedras e as outras com azulejos. O acesso às fontes é por uma escada de 11 degraus, a escada é envolta por corrimão de ferro.

Conheça a Fonte Viotti no Parque das Águas

Origem do nome: homenagem ao Dr. Polycarpo Rodrigues Viotti, um médico ilustre que viveu e clinicou em Caxambu onde exerceu durante 50 anos uma atividade profissional e pública de grande mérito.

Deve-se a ele, em grande parte, a valorização cientifica das águas minerais, pois como médico de grande cultura, clínico de rara capacidade e observador criterioso, orientou  todos que o procuraram buscando entender os efeitos das águas da  Estância. Dedicou-se ainda aos estudos de captação das águas tendo sido o supervisor da captação da Fonte Viotti .

Em 1886 fundou a primeira empresa responsável pela comercialização das águas minerais de minas, a Empresa das Águas Minerais de Caxambu.

Características químicas da água: Água mineral tipo, fluoretada, ferruginosa, carbogasosa e radioativa.

Ação e efeitos da água: Efeito diurético e depurativo. Estimula a função renal deficiente. Sua forte radioatividade (radônio) aumenta a diurese e a eliminação de ácido úrico, dissolvendo os cálculos renais e biliares e as concreções artríticas.

Normaliza a pressão arterial. Isto porque melhora o tônus do miocárdio e vascular, graças à benéfica influência sobre a fibra muscular. Nos hipertensos nos quais costuma existir um fator espasmódico, a radioatividade faz cessar o espasmo, o que provoca o abaixamento da pressão arterial.

Deixe o seu comentário para o Parque das Águas :)