Fonte Venncio no Parque das guas de Caxambu MG

Fonte Venâncio

A Fonte Venâncio foi captada em 1936. Construído em estilo “romântico”, bastante usado nos anos 40, seu quiosque é mais fechado que os quiosques das outras fontes. A planta é semicircular e a fachada frontal apresenta escadaria de acesso à entrada em arco e cobertura em quatro águas. O guarda corpo de alvenaria que circunda o local da fonte possui elementos vazados em meias-luas. O acabamento é em reboco pintado e cerâmicas vermelhas (piso).

Conheça a Fonte Venâncio no Parque das Águas

Origem do nome: Seu nome é uma homenagem a um caxambuense que dedicou grande parte de sua vida ao Parque das Águas, o sr. Venâncio da Rocha de Figueiredo, que também participou das captações das fontes de Lambari e Cambuquira.

Características químicas da água: Água mineral alcalina, carbogasosa, alcalino-terrosa-bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, radioativa.

Ação e efeitos da água: Sua ação radioativa em conjunto com sua riqueza de magnésio a transformam em bom medicamento para o sistema cardiovascular e nervoso. O magnésio atual como miorelaxante neuromuscular, calmante do sistema nervoso; melhora transtornos do coração.

A radioatividade (radônio) melhora o tônus do miocárdio e vascular graças à benéfica influência sobre a fibra muscular. A radioatividade fez cessar o espasmo vascular dos hipertensos, abaixando a pressão arterial.

Deixe o seu comentário para o Parque das Águas :)