J conhece a Fonte Duque de Saxe no Parque das guas?

Fonte Duque de Saxe

Foi captada em 1890 sob a administração do Conselheiro Francisco de Paula Mayrin. De todos os quiosques metálicos do parque é o que apresenta maior sobriedade de ornamentação e  cores. Seu teto é todo pintado de rosa e é sustentado por pilastras. O piso é de cerâmica. As escadas que dão acesso à fonte possuem nove degraus cada uma e são cercadas por corrimão de grade de ferro. Em volta da fonte, encontram-se azulejos decorados.

Conheça a Fonte Duque de Saxe no Parque das Águas

Origem do nome: Homenagem ao marido de D. Leopoldina (genro do Imperador).

Características químicas da água: Água alcalina bicarbonatada, alcalina terrosa, alcalina terrosa cálcica, alcalina terrosa magnesiana, fluoretada, carbogasosa e sulfurosa. Contém enxofre.

Ação e efeitos da água: Esta água contém enxofre dissolvido em pequenas quantidades, possuindo efeito medicinal comprovado. Ação colagoga, atuando no fígado e vesícula biliar, aumentando a produção de bile e a contração da vesícula; fluidifica a bile e dissolve cálculos de vias biliares; combate a estase intestinal, com efeito peristáltico e laxativo. Antisepsia e desintoxica o aparelho digestivo, melhorando a defesa do organismo. O gás sulfídrico disponível no inalador da fonte é indicado para o sistema respiratório em casos alérgicos e suas complicações.

Deixe o seu comentário para o Parque das Águas :)