Eventos

Calendário de Eventos

Calendário de Eventos de Caxambu:

Janeiro:

• 6-Folia de Reis
Reúne várias Companhias de Reis, que desfilam pelas ruas entoando cânticos acompanhados de tambor, reco-reco e muita dança. O ponto alto da festa é no Bairro Caxambu Velho, se estendendo do dia 2 ao dia 6 de janeiro.

Fevereiro:

• Carnaval (data móvel)
É comemorado nas ruas, que se transformam em um grande mosaico de pessoas e alegorias. Os hotéis ficam lotados neste que é considerado um dos carnavais mais animados do sul de Minas. Os turistas se misturam aos moradores nos desfiles dos blocos, concursos de fantasias e em outras atividades da festa de Momo. O “Bloco do Sujo” é famoso na cidade.
• Semana Santa (data móvel)
A comemoração se dá na Matriz Nossa Senhora dos Remédios, com a encenação dos passos da Paixão de Cristo. Caxambu mantém esta tradição desde sua fundação como cidade, no início do século XX. As imagens de Cristo e de Nossa Senhora das Dores, esculpidas em madeira, são também desta época e impressionam pela beleza e perfeição dos entalhes. Nas procissões ocorre a execução de cantos sacros pelo Coral “Vozes de Minas”, numa rara demonstração da mais pura tradição mineira. Os motetos, como são chamados esses cantos, atraem turistas de várias regiões do país.

Junho:

• Jogos Abertos de Caxambu
A disputa em várias modalidades esportivas envolve várias cidades da região. Acontece no Ginásio Poliesportivo Júlio Garcia.
• Festa Junina
Praticamente todos os bairros da cidade se transformam em arraiais. Um dos pontos altos é a apresentação das escolas municipais na Praça 16 de Setembro, no centro.
• Corpus Christi (data móvel)
As ruas são ricamente ornamentadas com tapetes de serragem e até pó de café. Toda comunidade se envolve nesse trabalho, inclusive escolas municipais e demais entidades.

Julho:

Neste mês são promovidas diversas atividades culturais e esportivas, entre elas:
• Caxambuai – apresentação de quadrilhas, Folia de Reis e grupos de Congada nas ruas centrais da cidade;

• Gincana de férias – atividades esportivas e culturais, onde as equipes são formadas tanto por moradores quanto por turistas que freqüentam a cidade nesta época do ano;

• Carnaval fora de época – o trio elétrico e as bandas carnavalescas animam as ruas do centro da cidade.

• III Festival de Inverno de Caxambu – atividades culturais, esportivas e holísticas, realizadas no Parque das Águas.

Agosto:

15 – Festa da Padroeira N.Sra. dos Remédios

Setembro:

16 – Aniversário da cidade
Apresentação de fanfarras, bandas de música, barraquinhas de comida típica, shows noturnos e queima de fogos.

Dezembro:

25 – Natal de Luzes
É com certeza um dos grandes eventos de Caxambu. A cidade se ilumina e um concurso premia as melhores decorações de Natal, incluindo vitrines, espaços públicos e particulares. O ápice deste evento acontece no Parque das Águas, principal atrativo turístico da cidade. O prédio do Centro Hidroterápico mais parece uma imagem de sonho. Corais e grupos de teatro apresentam os altos de Natal, iluminados por milhares de lâmpadas.