O município

Localizada ao sul de Minas Gerais, Caxambu é uma das principais cidades do Circuito das Águas. É considerada como a mais tradicional Estância Hidromineral do país, atraindo turistas de todos os cantos do país e do mundo. Situada no Planalto da Mantiqueira, entre dois vales estreitos formados pelos ribeirões Cachoeirinha e Bengo, na Bacia do Rio Verde, o município de Caxambu é limítrofe à Baependi, Pouso Alto, Soledade de Minas e Conceição do Rio Verde.

Segundo os dados do IBGE, censo de 2007, a população de Caxambu MG é de 21.431 habitantes. Quem nasce em Caxambu é caxambuense. A cidade foi fundada em 1901 e faz aniversário em 16 de setembro.

Caxambu tem uma localização privilegiada, encontra-se “eqüidistante” das três mais importantes metrópoles brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A distância de Caxambu até Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais é de 384 km.

O maior complexo hidromineral do mundo localiza-se em Caxambu, o Parque das Águas e suas 12 fontes de água mineral, cada uma com suas propriedades diferentes.

A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Conquista turistas através do valor inigualável de suas miraculosas águas, das belezas naturais, do colorido de suas paisagens, seus jardins floridos e da paz e tranqüilidade que proporciona aos visitantes. Além do charme de suas ruas e da hospitalidade de sua gente, tem boa comida, bons hotéis e aquela mística própria das cidades do interior de Minas Gerais, com destaque para o clima saudável de montanha. Não deixe de experimentar os pratos mineiros tudo feito no fogão de lenha, lá vem o tutu, o lombinho, a couve, o feijão tropeiro, o frango a molho pardo e doces, muitos doces. Os tradicionais hotéis de Caxambu encantam os hóspedes com a imponente arquitetura e charme inigualável. São famosos os congressos realizados durante todo o ano na cidade.

O artesanato do município é um atrativo à parte. Possui boa variedade de produtos em palha, sisal, bambu, tapetes e colchas artesanais. No vestuário, destacam-se: malhas, bordados, tricô e crochê. Mas, vale a pena experimentar os deliciosos licores de frutas, a boa aguardente, os doces, compotas e queijos dos produtores locais. Passeios de charrete garantem o ar de cidadezinha do interior e lhe apresentam o Centro da cidade de Caxambu, facilitando as compras. Experimente delícias como doce de leite, ambrosia, geléias, compotas de frutas e uma dezena de variedades de queijos produzidos na região. Leve para casa os doces e queijos de Minas.
Os eventos também movimentam Caxambu. Entre os principais, destacam-se: a Festa da Cidade; a Caxambuai, uma animadíssima festa junina; a Gincana de Férias, atividades esportivas e muitas brincadeiras das quais participam equipes formadas pela comunidade e pelos turistas; e a Festa de Nossa Senhora dos Remédios.

Além do Parque das Águas, outros passeios são igualmente imperdíveis em Caxambu. No centro as opções são um city-tour de charrete pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos: chegar de teleférico ao Morro de Caxambu , passando por cima do lago do parque; circular pela praça XVI de Setembro e o Centro de Artesanato; visitar as suas igrejas históricas. Caxambu tem atrações também na área rural: caminhadas no Horto Florestal, visita a criatórios e exposições de cavalos manga-larga marchador e cavalgadas pelas fazendas da região. Você pode encontrar opções de passeios em pôneis, café colonial e almoço típico.

O turma da terceira idade vai adorar o passeio. As crianças também, encontrarão diversão nas quadras poliesportivas, nos brinquedos do playground, nos passeios de pedalinho no lago ou nas piscinas de água mineral!

E os jovens? Podem vir tranqüilos, com certeza, vocês vão encontrar atrativos adequados à sua idade e interesses, inclusive nos arredores: esportes radicais, rodas de viola e companhia interessante, conhecendo pessoas de várias partes do Brasil.

Caxambu espera, sempre, por você…


Comments are closed.