Atrações da Cidade de Caxambu MG

Balneário Hidroterâpico

O Balneário Hidroterâpico, localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, conta com banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas e tratamentos estéticos. O Balneário oferece, com seus banhos, horas e horas de relaxamento e renovação de energias. Seus azulejos e pisos portugueses são todos decorados, formando desenhos, belos mosaicos.

Conheça em detalhes: Balneário Hidroterâpico


Parque das Águas

Com cerca de 210.000 m2, o Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães, situa-se bem ao centro de Caxambu. Principal atração da cidade, é o parque com a maior concentração de águas carbogasosas do mundo e conta com 12 fontes de água mineral, gêiser, piscina de água mineral, balneário hidroterâpico, lago com pedalinhos, teleférico e muito mais.

Aberto diariamente de 7 às 18 horas

Conheça em detalhes: Parque das Águas


Passeio de Charrete e Cavalos

Um programa imperdível para quem vem a Caxambu. Faça um tour pela cidade ou visite locais como a Chácara das Rosas ( Centro de Hidroterapia e Terapias Holísticas ) ou o Portal das Águas ( chácara aberta à visitação com trilha na mata, nascentes, lagos ). Há opções para visitas a fazendas com criação de cavalo Mangalarga Marchador, cavalgadas, passeios em pôneis, café colonial e almoço típico.


Matriz Nossa Senhora dos Remédios

A atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892, no mesmo local da velha capelinha de N.Sra. dos Remédios, do séculoXVIII. A igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira acontece no dia 15 de agosto, com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi, quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados, como serragem, sementes e pó de café.


Igreja de Santa Isabel de Hungria

Igreja de Caxambu, tombada pela patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais, teve sua construção iniciada em 1868, em estilo gótico e foi inaugurada em 19 de novembro de 1897. Foi construída a mando da Princesa Isabel por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, por conta de sua profunda anemia, com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.

A igreja encontra-se aberta de 8h às 11h. O acesso se dá pela rua Américo Macedo, subindo a escadaria ou pela rua Monsenhor João de Deus.

Igreja mais famosa de Caxambu é a de Sta Isabel de Hungria que foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Sua arquitetura segue o estilo gótico, característico da tendência seguida nos últimos decênios do século XIX, Seu interior é simples. A construção foi iniciada em 1868 a mando da princesa Isabel, em agradecimento ao bem-estar proporcionado pelas águas da cidade. Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada “Princesa Isabel e Conde D’Eu, a princesa se curou de sua anemia e engravidou. A igreja foi consagrada apenas no ano de 1897, quando a família imperial já se encontrava no exílio. Nesta Igreja, tombada pelo IEPHA, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada, onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria.