Massoterapia

Conheça os tratamentos com Massoterapia oferecidos no Balneário de Caxambu

História da Massoterapia

Desde a antiguidade, relatos históricos tratam sobre a massagem. Existe um instinto natural de esfregar qualquer ponto do corpo que esteja dolorida de forma a proporcionar alívio. Várias culturas existentes no mundo partiram deste pressuposto para desenvolverem várias técnicas de massagem. A massagem é tão antiga que a etimologia da palavra é incerta, podendo advir do Grego Arcaico “massin” (amassar), do Árabe “mass”, ou do Hebraico “mashesh” (pressionar).

O mais antigo escrito alusivo à massagem é o “Nei Ching”, o Livro de Medicina do Imperador Amarelo (escrito cerca de 2700 AC na China), o qual descreve muitas técnicas de massagem e seu uso. No início do século V a.C. Hipócrates, considerado pai da Medicina, em suas escritas deixou claro que o médico precisa ter muitos conhecimentos, entre eles o da massagem.

Textos Indianos sobre Medicina Ayurvédica de cerca de 1800 AC possuem também um conteúdo descritivo de massagem. Existem ainda muitas referências bíblicas no Velho Testamento, referentes à unção das pessoas, especialmente após longas jornadas. De cerca de 500 AC para cá, existem referências à massagem, em textos conotados com a medicina, que foram escritos no Egito, Pérsia, ou Japão.