Projeto e Construção

Projetada pelo escritório de arquitetura RAV3 de Teresópolis, com projetos assinados pela arquiteta Victória Salonikio, a piscina de hidroterapia do balneário de Caxambu foi equipada com os produtos da Metalúrgica Albacete e construída pela Work Engenharia. No mesmo ambiente, os projetistas optaram por assinar SKY para as 2 TV’s de 52 polegadas, ambas privilegiadas o que há de melhor em canais HDTV, além disso toda a parte elétrica da Piscina foi estruturada por profissionais capacitados e certificados pelo curso de NR10. A piscina em si, ocupa uma área 50,00 m² e tem volume d’água de aproximadamente 55 m³. Profundidade máxima de 1,30m na piscina, spas com 1,00 metro e assentos com 55 cm. A lâmina d’água foi projetada para 0,10 cm abaixo da borda.

Principais elementos construídos ou instalados na piscina hidroterápica de Caxambu

SPAS: SPAS com assentos anatômicos e jatos de hidromassagem posicionados em pontos estratégicos do corpo. Oferecem uma massagem combinando água + ar, numa relação adequada de intensidade, para diversos tratamento fisioterápicos ou simplesmente para descontração. Os jatos de hidromassagem, que são pulsantes ou direcionais, foram instalados em diferentes configurações para massagear a região lombar, as mãos, pernas…

Banheira submersa: Uma banheira especialmente projetada foi instalada dentro da piscina, abaixo da lámina de água, visando proporcionar o máximo de conforto e massagem direcionada nas mãos e nos pés.

Efeito Champagne: Um interessante equipamento que produz borbulhas de ar a partir do fundo da piscina e oferece uma leve massagem nos pés. Visualmente o efeito é semelhante às borbulhas de um champanhe.

Hidrojatos: São intensos jatos d’água direcionados de fora para dentro para permitir uma massagem vigorosa e relaxamento da região do pescoço e nos ombros.

Albajets: São super jatos de hidromassagem para a região do peito, abdômen e costas. Posicionados estrategicamente junto a alças de segurança removíveis em aço inox, onde os usuários podem se segurar.

Cascatas: Duas cascatas de aço inox com véu laminar oferecem um efeito estético muito interessante além de uma suave massagem nos ombros, pescoço e na cabeça.

Iluminação e revestimento: O revestimento é de pastilhas de vidro com predominância na cor branca no fundo e paredes até o limite da lâmina d’água. As bordas e paredes externas foram revestidas na cor azul esverdeada em tom semelhante aos revestimentos existentes da construção original. A pastilha branca foi também escolhida para destacar os efeitos da iluminação multicolorida com LEDS e intensificar os benefícios da cromoterapia. Um mosaico de pastilhas de vidro com o brasão da cidade de Caxambu foi aplicado no fundo da piscina. As bordas, quinas e cantos da piscina foram arredondadas para evitar as “quinas vivas” e proporcionar maior conforto e segurança além de beleza e sofisticação.

Higiene e Segurança: Para garantir a higiene e qualidade da água, foi instalado um conjunto filtrante Albacete capaz de filtrar todo o volume de água em menos de 1 hora e 30 minutos. Para comodidade e segurança, a piscina hidroterápica permite o acionamento individual de cada equipamento através de comandos pneumáticos, 100% seguros, instalados na borda. Um painel elétrico e de controle, protegido com dispositivo DR, foi instalado na casa de máquinas preparada para oferecer um acesso facilitado na operação e manutenção de cada equipamento.

Acesso e proteção: O acesso à piscina pode ser feito através de escada ou rampa, com dimensões que permitem inclusive a circulação de cadeirantes. Os degraus da escada e piso da rampa são anti-derrapantes em granito apicoado. Guarda-corpos e corrimãos facilitam o acesso dos banhistas. Barras de aço inox foram instaladas no interior da piscina para maior segurança dos usuários além de favorecer os exercícios de hidroginástica.