Sauna Finlandesa

Há séculos, as saunas secas ou finlandesas são uma tradição na Europa. No Brasil, só são freqüentes na região sul. Justamente por ser uma região mais fria e com maior influência dos imigrantes europeus. Trata-se de uma terapia pela exposição a altas temperaturas em um ambiente seco com revestimento interno em madeira. Se na sauna úmida a temperatura raramente ultrapassa os 50º C, na sauna seca o corpo humano tolera durante curtos períodos de tempo temperaturas que podem ultrapassar 80º C.

Banho de Sauna Finlandesa no Balneário de Caxambu MG

Os benefícios da sauna seca e a vapor são semelhantes. A sauna Seca ou Finlandesa também combate o estresse, o cansaço e esgotamento físico além de promover bem estar e relaxamento. Desde que utilizada com responsabilidade, evitando-se abusos, a sauna seca é indicada para a maioria das pessoas. Assim como na sauna a vapor, recomenda-se apenas que tem problemas cardíacos ou de pressão arterial consulte antes o seu médico e, ao sinal de qualquer desconforto, interrompa a atividade.

É recomendado uma rápida chuveirada antes e depois da sauna. O contraste entre água fria do banho e calor da sauna é geralmente benéfico para o organismo. Um repouso tranqüilo entre e após as sessões é muito bem vindo. E lembre-se de hidratar-se durante e após a sauna, com água, chás ou sucos naturais.